O Advogado especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, José Milagre, participo em 19/02 do Fantástico, em matéria especial sobre furto de celulares e acesso a contas e roubo de dados, e pôde contribuir com orientação sobre proteção e o que fazer caso tenha sido vítima.
Fiquem a tentos:
Nas aglomerações, o objetivo do ladrão é ter acesso ao celular desbloqueado da vítima para abrir o maior número de aplicativos. Se estiver bloqueado, ele vai tentar quebrar a senha da tela para fazer o mesmo caminho. Primeira dica: bote uma senha no chip. Veja como fazer no vídeo acima.
Outra boa ideia é estipular o tempo que cada aplicativo fica aberto: um minuto, 30 segundos, o que quiser. Estourado o tempo, o aplicativo se fecha mesmo que esteja em uso. Para reabrir, só com a senha – que o bandido não tem.
Fui roubado. E agora?
Deixe sempre anotado em casa, de forma preventiva, o número da operadora do celular, o número do banco e o IMEI do dispositivo. Essas informações são fundamentais para a vítima ser mais rápida nos bloqueios do que o bandido tentando descobrir as senhas.
Lembrando que o número do IMEI, da identidade do seu celular, é descoberto apertando *#06#.
Vídeo completo no site do Fantástico: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/02/19/furto-de-celular-no-bloco-veja-dicas-para-evitar-que-o-prejuizo-va-alem-da-perda-do-aparelho.ghtml