Preciso contratar um perito forense digital para um processo em andamento. O que preciso saber?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Como o perito digital atua e como é a prova pericial em processos judiciais ou administrativos? Contrate um perito digital particular para sua ação ou processo.

O perito técnico digital ou o perito em informática particular pode atuar como assistente técnico em processos e ações judiciais em andamento na Justiça Cível ou Federal ou em processos administrativos e de conselhos de classe.

O perito digital é o profissional de tecnologia da informação que também atua na coleta, produção e análise de provas informáticas para empresas e negócios, coletando evidências em sistemas, arquivos, bancos de dados, seguindo melhores práticas, realizando investigação e análise de dados e sistemas e produzindo um relatório e laudo técnico, que poderá ser utilizado por advogados em juízo, comprovando determinado fato técnico ou responsabilidade informática.

A perícia digital é a área destinada a identificação, coleta, preservação e análise de evidências com o objetivo de demonstrar determinado fato, situação, invasão, erros de softwares, contrafação, espionagem digital, vazamento de dados ou outras constatações, para empresas, instituições, pessoas físicas ou em processos do Tribunal de Justiça.

O perito digital deve ter experiência em produção e preservação de provas, conhecimento técnico e habilidades de argumentação, com o objetivo não só de redigir um laudo ou parecer técnico preciso, mas em formular quesitos e defender tecnicamente o cliente, inclusive em diligências oficiais dos processos.

Deste modo, diante de um processo administrativo ou judicial, em que o juiz de direito entenda que precisa de uma perícia técnica para decidir o caso, seja em arquivos, celulares, e-mails, sistemas, ou outros artefatos, nomeando um expert do juízo, as partes e advogados precisam de um perito digital particular, que irá atuar como assistente técnico, analisando os autos, identificando pontos fortes e fracos, formulando quesitos, acompanhando os exames do perito oficial nomeado e após o laudo, apresentando seu parecer, com objetivo de produzir a prova técnica mais favorável ao cliente.

O perito digital ou perito em informática pode atuar em diversos casos, incluindo, mas não se limitando a:

  1. Perícia em softwares;
  2. Perícia em serviços e apps de bancos;
  3. Perícia em exchanges;
  4. Perícia e e-mails;
  5. Perícia em dispositivos móveis e celulares;
  6. Perícia para recuperar dados;
  7. Perícia para identificar falhas de segurança ou vazamento de dados;
  8. Perícias de concorrência desleal em anúncios;
  9. Perícias para identificar invasões;
  10. Perícias em crimes cibernéticos;
  11. Perícia para detectar espionagem ou monitoramento.

Assim, seja para produzir uma prova independente interna que será usada na Justiça Cível, Criminal ou Trabalhista, ou para respaldar uma pessoa ou empresa, ou mesmo para apoiar tecnicamente a parte, Autor ou Réu, em um processo administrativo ou judicial, o perito forense em informática é fundamental. Uma empresa de perícias digitais e em informática pode fornecer amparo técnico para disputas e litígios envolvendo tecnologia da informação, auxiliando advogados e as partes.

Em uma era informatizada de softwares, apps, inteligência artificial, criptomoedas, telefonia móvel e serviços online e em constante inovação, compreender o que aconteceu com sistemas e quem deu causa à incidentes ou violações de direitos é um dos papéis do perito informático, que poderá contribuir com seu trabalho técnico, esclarecendo a autoria e materialidade em crimes cibernéticos, investigando e analisando sistemas operacionais, softwares, bancos de dados, logs, aplicativos e outros ambientes informáticos.

Mas cuidado! Desconfie de profissionais que não tem formação acadêmica na área, como tecnologia da informação, análise de sistemas, segurança da informação ou outras ou que não possuam experiência comprovada em perícia digital forense. Confiar sua causa ou processo a profissionais sem experiência pode significar um fracasso.

Prefira sempre profissionais com expertise e prática comprovada e que aliam conhecimentos de processos, legais e técnicos, no suporte ao cliente em processos cíveis, criminais, trabalhistas e administrativos. Peça para ver o prontuário, currículo do profissional e casos em que atuou, para só então, contratar o perito digital.

Como contratar um perito digital e em proteção de dados pessoais?

A CyberExperts é consultoria especializada em computação forense, inteligência cibernética, perícia e auditorias em informática e proteção de dados e peritos digitais. Atuamos preventivamente ou em processos administrativos ANPD/Procon ou judiciais, para empresas e órgãos públicos na coleta, preservação e análise de evidências digitais, por meio de um rol de peritos com notória experiência profissional e reconhecimento no Brasil. Temos centenas de perícias finalizadas e assistências técnicas de êxito, atuando para inúmeros escritórios de advocacia.

Realizamos auditorias independentes de maturidade de controles de segurança digital e de conformidade e também auditamos processos eleitorais digitais.  Profissionais com as principais certificações internacionais e anos de experiência forense. Fale conosco (11) 3254-7616 ou acesse www.cyberexperts.com.br. Expertise, lealdade e ética.

Coordenando o grupo de forense digital está Dr. José Antônio Milagre, PhD é perito forense digital, perito LGPD, perito e assistente técnico em informática, perito em proteção de dados, especialista em computação forense, analista de sistemas, técnico em processamento de dados, Pós-Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela UNESP. Contato: [email protected] e (11) 3513-7844. Instagram @dr.josemilagre

Em casos envolvendo tecnologia, a atuação técnica é essencial. Fale conosco.

image_pdfPDFimage_printImprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.