Jogo SimSimi faz vitimas e preocupa pelo conteúdo e risco

Você sabia que existem aplicativos que apesar da aparência inocente incitam inclusive ao suicídio de crianças e adolescentes? Entenda o Jogo SimSimi, que preocupa pelo conteúdo e risco às crianças

Um aplicativo coreano vem causando preocupação de pais e professores no Brasil. O SimSimi não está disponível apenas para celulares, mas em computador, podendo ser acessado pelo Gmail ou Facebook. O jogo simula um bate papo entre o usuário e um sistema de inteligência artificial.

Mais de 50 mil downloads já foram realizados. O problema é que a aplicação usa termos grosseiros, sugere ações perigosas, faz ameaças, constrange e usa outras abordagens que podem impactar jovens e crianças ou mesmo motivá-los a ações impensadas.

Sua similaridade com o Baleia Azul reside no fato de que enquanto naquele “alguém” passa os desafios ao usuário, aqui as conversas são construídas a partir do ensinamento com o que outros usuários dizem, por meio de inteligência artificial, mas que não são menos graves em determinadas situações.

Embora seja recomendado para maiores de 16 anos, sabe-se que é fácil a criação do perfil por crianças, usuários mais comuns do joguinho. O aplicativo, em determinadas respostas, usa termos e referências a atos sexuais explícitos. Há ameaças de morte e outras ameaças que vão surgindo com o decorrer do chat. Jovens podem ser intimidados ou mesmo terem contato com conteúdo que incita a violência, sexo ou condutas perigosas.

Assim, ao que parece, o aplicativo foi bloqueado no Brasil, mas é preciso ficar atento aos dispositivo de jovens e com o download por outros meios que não os repositórios oficiais. Proibir não é o caminho, mas a boa informação e educação, esclarecendo para os riscos do jogo. Caso note algum comportamento estranho com seu filho, coloque-se disponível para entender e procure apoio especializado.

Fique atento! A linha que separa um jovem de ser vítima digital é tênue e se chama informação.

Você pode gerenciar os aplicativos que seu filho pode acessar através do link https://families.google.com/intl/pt-BR/familylink/

José Antonio Milagre é advogado especialista em Crimes Digitais, mestre e doutorando pela UNESP e pesquisador do Newsda-BR da Universidade de São Paulo. Site: www.direitodigital.adv.br

image_pdfPDFimage_printImprimir

1 comentário em “Jogo SimSimi faz vitimas e preocupa pelo conteúdo e risco”

  1. Gratidão pelo alerta, este app é aparentemente inocente, o que como pais nos preocupa mais. Em que confiar? Como monitorar completamente o conteúdo que está na palma da mão dos nossos filhos? Nossa atenção tem que ser redobrada, foi bom ter lido este artigo e reforçar a segurança em casa. Já compartilhei com o grupo de mães que participo, esta informação é de extrema relevância, obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima