Usuários de Netflix em Risco: Quais os direitos diante de invasão?

Usuários de Netflix em Risco: Quais os direitos diante de invasão?

Fora descoberta uma vulnerabilidade no serviço NetFlix, reportada pelo especialista em segurança James Fisher. Basicamente, a falha consiste em explorar uma vulnerabilidade na transação entre Gmail e Netflix e como são feitos os logins.

Ao que verificado, o Gmail não faz distinção entre nomes de e-mails que contenham “.”(ponto). Assim, um e-mail [email protected] ou nome.usuá[email protected] seriam tratados da mesma forma.

Assim, um atacante pode criar um e-mail semelhante ao da vitima (assinante válido) para uma tentativa de checagem de cartão, dado que é enviado também para o hacker, que ativará o serviço que será faturado pela vítima.

Por fim, é possível em alguns casos até mesmo alterar o email de cadastro para obter acesso total à assinatura da vitima, que será, logicamente, cobrada para esta na fatura. Ao que destacado, a vulnerabilidade deveria ser corrigida pelo Google, já que este não faz a distinção dos nomes de e-mail.

As vitimas no Brasil que tiveram conta hackeada podem ter dados pessoais e financeiros expostos, e podem instaurar processo criminal por invasão de dispositivo informático, solicitando judicialmente ao Google ou Netflix os registros que indiquem quem é o atacante, além de registros financeiros.

Sem prejuízo, considerando o dano material e moral, é cabível acionar o Google e Netflix para reparação dos valores indevidamente faturados, bem como pelos danos causados envolvendo a “clonagem” ou uso indevido da conta.

De se destacar por fim que faz-se necessário atenção especial a SmartTVs que hoje permitem a conexão com inúmeros serviços, em especial NETFLIX, a partir de seus sistemas conectados à Internet. É muito importante utilizar roteadores com protocolo de segurança WPA2, ao contrário do WEP, presente em roteadores mais antigos.

Do mesmo modo, evitar realizar compras a partir de SmartTV, o que pode expor dados bancários e até mesmo clicar em opções e links desconhecidos, igualmente, não deixando pendrives e hds externos conectados à SmartTV com dados importantes

image_pdfPDFimage_printImprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima