Blockchain segurança de dados e produtos rastreados

O Advogado especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, José Milagre participou de matéria especial ao Portal do Consumidor Moderno sobre blockchain e a transparência no varejo.

Com novas modalidades de golpes e fraudes surgindo todos os dias, o setor varejista é constantemente desafiado a manter altos padrões de transparência em suas operações. Felizmente, a blockchain tem emergido como uma ferramenta revolucionária, capaz de aprimorar significativamente a transparência e a confiança no varejo essa tecnologia não se limita apenas a criptomoedas, mas oferece soluções inovadoras para várias indústrias, e o varejo não é exceção , as aplicações com base em blockchains têm proporcionado inovações no varejo, incluindo rastreio de mercadorias, combate à pirataria, fraudes e problemas logísticos.

Por exemplo a rede Carrefour usou a blockchain para rastrear a cadeia de suprimentos e parte de seus produtos, sendo que os clientes podem escanear um QR code na embalagem do produto e acessar informações sobre a origem do produto, o processo de criação, dados e informações sobre o transporte até as prateleiras.

Diante do exposto, para o varejo, a blockchain é uma grande aliada na manutenção da segurança das informações dos clientes e sua utilização pode ser usada para agregar valor na relação com o consumidor pois ele poderá consultar na blockchain a procedência de um produto, exibindo todos os metadados, por meio de contratos inteligentes, combatendo a pirataria e falsificações.

acesse a notícia na íntegra https://consumidormoderno.com.br/blockchain-no-varejo/