Hackers sequestram dados de empresa de Bauru e levam resgate em bitcoins

Uma empresa de médio porte de Bauru teve mais de 600 mil arquivos, resultados de quase uma década de trabalho, sequestrados virtualmente por hackers internacionais, nos últimos dias. Por meio de conteúdos baixados por funcionários, um software malicioso do tipo ransomware (daqueles que pedem resgate) foi instalado em um dos computadores e contaminou todas as máquinas ligadas ao sistema, que foi criptografado.

Os hackers, alguns identificados como sendo da Armênia pelo estabelecimento afetado, exigiram o pagamento de 5 bitcoins, valor referente à R$ 70 mil, de resgate para liberarem a chave de acesso e restaurar o sistema.

Resultado: a firma ficou seis dias com os trabalhos paralisados e a diretoria resolveu negociar com os criminosos, assim como fizeram outras vítimas no município. Após a troca de mais de 150 e-mails, todos em inglês, a empresa transferiu 1 bitcoin, cerca de R$ 14 mil, para a conta de um dos hackers e destravou o sistema com a “vacina” oferecida.

O caso, que acende alerta na cidade, deve ser registrado, na próxima semana, na Polícia Federal, que procederá com as investigações junto ao departamento de crimes cibernéticos, em Brasília, para tentar identificar os possíveis criminosos internacionais.

Segundo Antônio José Milagre, advogado especialista em crimes virtuais, este é um dos ataques cibernéticos que mais têm sido registrado no País, recentemente. Algumas dicas podem ajudar a prevenir contra os ransomwares (veja no quadro).

Leia a matéria completa aqui: https://www.jcnet.com.br/Policia/2017/09/hackers-sequestram-dados-de-empresa-de-bauru-e-levam-resgate-em-bitcoins.html

image_pdfPDFimage_printImprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima