Especialista em Direito Digital orienta checagem de informações que circulam pelas redes sociais

Notícias falsas como as que se espalharam pelas redes sociais dos bauruenses na última semana podem causar até mesmo, prejuízo material. Muitos lojistas, por exemplo, fecharam as portas do comércio na última terça-feira (24).
O advogado José Milagre, especialista em direito digital, recomenda que seja feita uma checagem para saber se a informação é realmente verdadeira antes de disseminar pelas redes sociais. Milagre falou sobre os riscos dos boatos ao repórter Gabriel Pelosi. Ouça abaixo:

O advogado alerta que divulgar boatos seja por Whatsapp ou Facebook é crime, e pode trazer consequências graves para quem ajuda a propagar a informação falsa.

Para saber se uma notícia é verdadeira ou falsa, Milagre recomenda fazer uma simples busca no Google ou procurar em veículos de imprensa já consolidados.

Outros sites auxiliam a pesquisar sobre a existência de boatos divulgados na internet, confira:

E-Farsas – O autor do site além de pesquisar a origem dos boatos, tenta fazer uma análise minuciosa sobre os pontos contraditórios contidos na informação que está sendo divulgada.

Boatos.org– É uma excelente alternativa para checagem de histórias espalhadas pela internet.

Fatos & Boatos – É um site criado pelo Governo Federal e lançado no final de 2015. Nesse site são esclarecidos fatos relacionados a política.

123

Especialista em Direito Digital orienta checagem de informações que circulam pelas redes sociais – Site 94 FM

image_pdfPDFimage_printImprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima