1

Profissão Repórter: Golpe do 0800

 Advogado especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos, José Milagre, participou em 22/11/2023 do Profissão Repórter, em matéria que expõe golpe de Falsa Central de Atendimentos Bancários.

Em mensagem enviada por golpistas alegando que compras foram aprovadas em seus cartões, vítimas são aconselhadas a entrarem em contato através do 0800 para solicitarem o “estorno” do valor, onde acabam fornecendo seus dados com a expectativa de ter o valor devolvido.

Após a solicitação, os golpistas usam o argumento que para receber o suposto valor, a vítima teria que enviar um PIX para que o estorno fosse concedido. Usando os dados que foram fornecidos anteriormente, os golpistas enviam um link e um código orientando o envio do valor solicitado, fazendo assim, vítimas a caírem no verdadeiro golpe.

Considerando que vivemos em uma era que a cada dia se torna mais digital, proteger seus dados é primordial, já que acabam ficando cada vez mais expostos. Seja para criar uma usuário em um aplicativo ou em um streamer, acabamos concedendo informações importantes que precisam ser preservados.

 

Para ver a reportagem completa, acesse o link:
https://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2023/11/22/a-senhora-ta-esperta-diz-falso-atendente-para-reporter-ao-tentar-aplicar-golpe-do-0800-veja-video.ghtml